O que é networking e como fazer sem ter nenhum contato

O que é networking e como fazer sem ter nenhum contato

Por mais bem qualificado profissionalmente você seja, fazer o seu networking com outras pessoas ainda é a melhor forma de se posicionar no mercado.

O auxílio mútuo na indicação e apresentação de produtos entre profissionais, também conhecido como networking, vem se tornando o motivo do sucesso e do fracasso de muitas pessoas.

O networking é basicamente um modo de interligação profissional, uma espécie de rede de relacionamentos e de marketing pessoal. Por mais estranho que essa palavra seja, ela se resume basicamente em “comunicação”.

Qual a importância do networking

É inegável os benefícios que você pode adquirir apenas aumentando o seu círculo de contatos. Investir em conexões profissionais por meio de redes sociais tem muitas vantagens, a começar pela facilidade de compartilhamento de informações.

A partir da convivência e contato com pessoas que possuem objetivos alinhados aos seus, é possível ganhar um grande conhecimento profissional. Além disso, um trabalho em equipe pode proporcionar uma experiência totalmente nova, cheia de informações e descobertas.

Cada nova conversa é mais uma oportunidade para você expandir o seu conhecimento e sua rede contatos.

Porém, tenha em mente que contatos sem relacionamentos não servem para nada. Não se preocupe em ter um monte de pessoas com quem conversar, pois na maioria das vezes apenas 2 ou 3 farão realmente a diferença.

Como fazer networking de uma forma eficiente?

Mesmo sendo um assunto tão falado atualmente, poucas pessoas realmente sabem como fazer networking da forma certa.

O princípio desse modelo de relacionamento está sempre ligado às relações de troca, onde as duas partes sempre saem ganhando. Sendo assim, você nunca deve apenas querer ganhar, mas também ajudar os outros com o conhecimento que possui.

Além disso, não basta apenas você ir em um evento e sair distribuindo seus cartões, muito menos falar sem parar. É preciso saber ouvir também, e sempre se comunicar de forma carismática.

Essas são algumas dicas que vão te ajudar a saber um pouco mais sobre como fazer networking da forma correta:

Seja sempre objetivo

Claro que para manter contato, algumas vezes são necessárias histórias carismáticas e alguns assuntos um pouco mais longos. Mas não se esqueça do seu objetivo; mantenha-se focado e determinado, fale sempre com clareza.

O planejamento é fundamental

Antes de entrar em um monte de eventos sem saber o que dizer, é essencial que você planeje sua apresentação. É claro que você não vai escrever um script, mas tenha uma ordem de diálogo personalizada.

Não perca contatos importantes

Reserve sempre um horário para manter contato com pessoas importantes para o seu desenvolvimento, mesmo que seja difícil. Manter relações pode ser complicado, mas vale a pena o esforço.

Nunca procure seus contatos apenas por favores

Ninguém gosta de um interesseiro. Para fazer um networking de qualidade, você deve ter em mente que também terá que fazer a sua parte. Lembre-se de que esse relacionamento deve ser bom para os dois lados.

Deve existir um interesse mútuo

Fato é que um relacionamento duradouro só cresce e floresce a partir de interesses mútuos. Portanto, o networking não foge dessa lógica.

Não se prenda a um grande empresário só pelo fato de ele ser um grande empresário. Se você notar que o seu contato não está interessado em você, parta para outro.

Como se relacionar sem ter uma lista de contato?

O que é networking e como fazer sem ter nenhum contato

Essa é a maior dúvida dos empreendedores que estão começando no mercado. A forma mais simples de resolver esse problema é partilhando ambientes com pessoas que tem os mesmos interesses que você.

Atualmente, existe uma série de fóruns voltados para o relacionamento entre profissionais, além de muitos sites na internet e grupos no Facebook. O local mais famoso, e que você com certeza já ouviu falar, é o LinkedIn.

Além disso, uma série de eventos voltados para a área de empreendedorismo ocorrem a todo momento no Brasil. Então se você tiver uma graninha sobrando, participe desses encontros, pois eles costumam ser muito produtivos.

Método Sniper de Vendas para você. Nesse material, iremos ensinar passo a passo de como expandir sua rede de contatos das mais diversas formas disponíveis, além de tratar de outros assuntos muito importantes para o empreendedorismo, como Gatilhos Mentais e Técnicas de Vendas.

Além disso, comente abaixo o que você descobriu sobre networking, e compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam aprender a maneira correta de se criar relacionamentos profissionais!

Quer Saber Como
Ganhar Dinheiro
Na Internet?

Deixe uma resposta