Mindset: A importância da inteligência emocional para vendas

Você já parou para pensar que o mindset pode ser a maior diferença entre empreendedores de sucesso e empreendedores que não conseguem alavancar seus negócios?

Muitas pessoas chegariam a conclusão que a arte da venda não passa de um “dom”. Mas será mesmo que isso é verdade?

Para provar que não é bem assim que o sucesso nas vendas acontece, vou te mostrar o que é mindset e como ele pode mudar totalmente sua vida.

O que é Mindset

O que é Mindset?

Nossos resultados dependem da forma como pensamos. Para ter resultados satisfatórios, você tem que ter conceitos que te ajudem a alcançar esses objetivos, que te deem força e motivação.

Mindset é basicamente a forma como você vê o mundo, a configuração da sua mente. Pense que a sua mente é um computador, contendo memória, placa de vídeo, processador, etc. Quanto melhor equipado for, mais rápido e eficaz ele vai ser.

Porém, se o seu computador está com peças de baixa qualidade e cheio de vírus, como ele vai ser capaz de funcionar bem?

A mente funciona exatamente dessa forma. Se temos apenas pensamentos destrutivos, sem sonhos e nem objetivos, como iremos seguir em frente e alcançar nossos objetivos?

Além disso, o Mindset, ou a Mentalidade, anda de mãos dadas com outro ingrediente para uma vida de sucesso: A Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional

Carisma! Esse termo é um dos mais utilizados quando descrevemos uma pessoa bem-sucedida.

Sempre com seu charme cativante, a pessoa carismática é capaz de atrair a atenção e simpatia de pessoas, muito percebidas em pessoas como Will Smith, Dwayne Jhonson e Barack Obama.

Essa é uma das maiores características de pessoas com alto nível de Inteligência Emocional.

Por inteligência emocional, quero dizer habilidades que permitem os seres humanos reconhecerem e gerenciarem as emoções, tanto dos próprios quanto das outras pessoas.

Quem nunca comprou alguma coisa só pela simpatia do vendedor? Certamente, isso ocorreu por que o vendedor era bastante carismático, e sabia exatamente o que você queria.

Graças ao autocontrole de inteligência emocional que o vendedor tinha, ele converteu a própria simpatia em uma venda.

E se esse mesmo vendedor recebesse um não? Bom, ele teria resiliência para seguir em frente ao próximo cliente, graças à sua grande automotivação.

Encantar pessoas, criar relacionamentos e atrair clientes são grandes benefícios que o controle emocional pode te proporcionar, caso bem desenvolvido.

>> LEIA TAMBÉM O ARTIGO ‘COMO FAZER CROCHÊ PARA VENDER’ <<

Como adquirir o Mindset ideal para vendas?

Todos os nossos dias são cheios de altos e baixos. Algumas vezes mais baixos do que altos, e vice-versa. Porém, saber lidar com as adversidades de certos momentos é muito importante, principalmente na área comercial, onde as emoções são bem mais intensas.

Portanto, vou te apresentar os 4 Pilares da Inteligência Emocional mais importantes, que irão transformar o seu Mindset:

Autoconsciência

Também chamada de autoconhecimento, esse é o ponto de partida de todas as suas emoções.

Com um profundo estudo do nosso autoconhecimento, conseguimos determinar quais são os nossos pontos fortes e fracos, nossa personalidade e sentimentos, além do nosso comportamento e o impacto que causamos nos outros.

Para esse estudo, sempre comece com uma pergunta. Através das respostas, elabore mais perguntas, e assim em diante. Ao final, você vai se surpreender com o resultado!

Autocontrole

No ambiente comercial/profissional, constantemente temos que colocar nosso autocontrole à prova.

Os sentimentos de agressividade, se fora de controle, podem manchar toda a nossa carreira que demorou tanto para ser construída.

Por isso, o autocontrole emocional trata do direcionamento dos seus comportamentos de forma adequada. Entretanto, isso não significa que você nunca vai sentir raiva, muito pelo contrário.

Porém, você vai ter maturidade para lidar com esse tipo de sentimento, mantendo-se calmo onde outras pessoas perderiam a cabeça.

Empatia

A empatia é o sentimento de se colocar no lugar do outro, base para qualquer tipo de relação humana. Quando você adquire essa forma de pensar, consegue desenvolver humildade e passa a compreender a forma como você se porta diante os outros.

Essa é uma ótima forma de analisar suas próprias atitudes. Além disso, essa capacidade nos ajuda a perceber como cativar as pessoas, sendo essencial para o sucesso em relações interpessoais.

Gestão de Relações

Como citado no início, o carisma é uma das habilidades mais cativantes que existem. Um simples sorriso é capaz de ganhar a simpatia de uma pessoa.

O entusiasmo é um efeito contagioso, pois traz alegria a todos à sua volta. Pensemos um pouco: Se você é um cliente, e deseja comprar um produto, você iria preferir um vendedor carismático ou um vendedor desmotivado? Assim fica fácil né?

Segundo o livro A Arte da Persuasão, 70% dos nossos poderes de comunicação está na nossa linguagem corporal.

Por isso, uma comunicação gesticulada de forma vibrante e animada, além do nosso tom de voz, são extremamente importantes para o sucesso nas relações interpessoais.

A importância de desenvolver seu Mindset

O desenvolvimento da Inteligência Emocional é o ponto chave para se ter um Mindset para vendas. Podemos concluir que a mentalidade positiva e o sucesso na comunicação são os grandes segredos para os exímios vendedores.

Por isso, preparamos um curso para você, onde ensinamos passo a passo sobre como desenvolver o seu Mindset e Inteligência Emocional para impulsionar suas vendas. No Método Sniper de Vendas, iremos revelar uma série de técnicas de comunicação e marketing, que irão transformas seus negócios para sempre!

Se conseguimos te ajudar a desenvolver o seu Mindset Vendedor, compartilhe esse artigo nas redes sociais, para que mais pessoas possam ter contato com esse conteúdo! Não se esqueça de comentar abaixo o que você descobriu.

Quer Saber Como Ganhar Dinheiro Na Internet?

Deixe uma resposta