Como definir a persona do seu negócio

Como definir a persona do seu negócio

Se você trabalha em alguma empresa que possui um contato direto com clientes, já deve ter percebido que a maioria deles têm idades e desejos parecidos. Esse público médio que sua empresa captura é chamado de Persona ou Avatar. Saber quem será a pessoa atingida pela sua empresa é uma ótima forma de produzir conteúdo de marketing mais direcionados.

Porém, nem sempre a persona do seu negócio pode ser tão fácil de identificar assim.

Principalmente as pequenas empresas podem ter uma série de problemas quando se trata de definir um avatar para o mercado.

Portanto, hoje vou te mostrar algumas dicas que irão ajudar muito na hora de montar a persona do produto.

Persona x Público-alvo

Antes de mais nada, precisamos esclarecer algumas coisas. Muitas pessoas se confundem achando que persona e público-alvo são sinônimos.

A persona se trata muito mais da parte emocional do cliente, sendo uma espécie de perfil psicológico:

“Matheus, possui 28 anos, acabou de se formar e está à procura de oportunidades. Pretende se desenvolver profissionalmente fazendo um mestrado nos Estados Unidos, pois adora o país e não tem compromissos no Brasil. Porém, ele não sabe falar inglês, e precisa de uma empresa especializada na formação de pessoas fluentes na língua.”

Já o público-alvo trata de um modo muito mais técnico, abrangendo muitas possibilidades e fornecendo uma média geral:

“Homens e Mulheres de 24 a 32 anos, solteiros e graduados. Possuem renda mensal média de R$ 2.500 e está em busca de fluência no inglês.”

Qual a importância de definir a persona do seu serviço?

Na criação de blogs ou de materiais (principalmente online), uma estratégia muito utilizada é o direcionamento do público a partir uma persona. A definição de um cliente típico é baseada nos dados que você capta dos seus clientes, como suas motivações, objeções, desafios e objetivos.

Definir uma persona deixa o seu modelo de marketing muito mais específico. Você consegue tornar os seus funcionários mais objetivos na procura de novos clientes, além de especializar sua empresa em uma área definida.

Como criar uma persona para seus clientes

Como definir a persona do seu negócio

Personas não podem ser criadas por meio de palpites. Para criarmos o avatar do seu negócio, precisamos saber o máximo de informações possíveis sobre os possíveis compradores. Para isso, é importante perguntar e conversar com os clientes mais atuais e também com os antigos.

Elabore um questionário perguntando algumas características das pessoas para descobrir a persona:

  • Qual a idade?
  • Cargo que ocupa na empresa;
  • Média salarial;
  • Dados sobre a família;
  • Nível de estudo;
  • Principais hábitos;
  • Principais desejos;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Frustrações;
  • Medos que enfrenta?
  • Principais hobbies;
  • Quais tecnologias faz uso?
  • Qual critério usa na hora de comprar algum produto?

Dar nome a uma persona não irá influenciar muito no resultado, mas deixa a organização dos dados mais prática. Além disso, uma ótima forma de caracterizar a persona é através de modelos gráficos.

E se eu não tiver nenhum cliente?

Como você percebeu, a criação de um avatar pode ser trabalhosa, e necessita de muitas informações. Porém, como criar uma persona sem ter acesso a nenhuma dessas informações?

Não se preocupe, pode ser mais fácil do que parece.

Para começar um negócio sem ter o perfil de seus clientes, é fundamental escolher um produto ou uma área que você conhece bem. Quando temos conhecimento sobre algo, falar dele é muito mais fácil e prazeroso.

Mesmo sem uma persona definida, você conseguirá atrair um público ao seu negócio, devido ao conhecimento prévio que tem no assunto. A partir disso, clientes passarão a ser atraídos pelo seu conteúdo.

Sendo assim, comece desde cedo a coletar informações sobre os seus potenciais clientes, mesmo que eles sejam poucos.

Em pouco tempo, você já terá informações o suficiente para montar o seu primeiro perfil de persona.

Outra forma de definir uma possível persona é analisar o público geral da sua concorrência, pois você terá um público bem semelhante ao das outras empresas na sua área.

Porém, saiba que isso é apenas para negócios que estão começando. Se sua empresa já está estabelecida no mercado e possui um público constante, prepare imediatamente o perfil de avatar deles!

Conclusão

O processo de criação de personas ou avatares é extremamente importante para o desenvolvimento da sua empresa. Definir qual será o seu cliente alvo não é uma tarefa fácil, mas com certeza traz uma série de benefícios ao empreendedor.

Para quem trabalha com Marketing, ter o avatar de uma empresa transforma a divulgação da marca algo muito mais viável, sempre objetiva e focada.

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Você sabia que a criação de personas era algo tão importante assim? Conte-nos sua experiência na área e o que você descobriu!

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