Como perder o medo de vender

Como perder o medo de vender

É normal que em alguns momentos da nossa vida profissional, bata aquele friozinho na barriga. Ter medo de vender é uma característica normal em vendedores iniciantes. Quem nunca sentiu medo de abordar um cliente?

Ficamos congelados sem saber o que dizer, ou traumatizados quando tomamos o nosso primeiro não.

Porém, se esse medo está atrapalhando sua vida profissional, você deve ficar atento! Para ajudar a superar essa barreira nas suas vendas, hoje vou te mostrar como superar o medo de vender!

Porque temos esse medo?

A pergunta mais frequente que fazemos para nós mesmos é: Porque eu tenho medo de vender?

Pode parecer uma coisa boba, mas o assunto é muito mais complexo do que pensamos. Quando entramos em contato com o cliente, envolvemos muito mais do que uma simples conversa.

Para converter uma venda, o principal aspecto de relacionamento é a confiança que ganhamos com o cliente. Por ser um laço tão forte e difícil de ser construído, uma negação pode causar profundas feridas nos sentimentos de pessoas com baixo controle emocional.

Isso significa que esse medo muitas vezes é causado por alguma situação que presenciamos durante a nossa vida. Assim, inconscientemente somos programados para sempre nos mantermos na defensiva, em posição de resguardo.

Porém, podemos reprogramar o seu subconsciente para trabalhar a seu favor, e é isso que vou te ensinar a seguir.

Como acabar com a insegurança e com o medo de vender

Como abordamos em um de nossos artigos sobre Mindset e Inteligência Emocional, a parte psicológica do profissional deve estar muito bem estruturada para aumentar a produtividade do serviço.

Insegurança e medo de vendas está principalmente relacionada à configuração do seu Mindset, ou seja, ao modo como você enxerga as adversidades do ambiente. Por isso, aqui vão as 5 dicas de Como perder o Medo de Vender:

Sempre pense positivo!

Não é porque você não conseguiu realizar uma venda que você deve desistir ou duvidar do seu potencial. Pensamentos negativos podem destruir sua carreira, e tirar tudo de bom que você poderia alcançar.

Por isso, devemos sempre começar o dia acreditando que esse vai ser o dia mais produtivo da sua vida! Isso muda profundamente nossa autoestima. “Somos aquilo que acreditamos ser”.

Confie em você mesmo e no serviço que vende

Como falado acima, o simples ato de pensar positivo pode mudar o rumo da sua vida. Quando realizamos essa ação, passamos a descobrir cada vez mais nosso potencial.

A autoconfiança vem do autoconhecimento. Porém, não adianta acreditarmos em nosso potencial se não acreditamos nas nossas ações, ou seja, no produto que vendemos.

Por isso, sempre se questione: “Como esse serviço vai agregar valor à vida das pessoas?”

Se você acredita que o seu produto não tem valor, seu cliente também irá acreditar nisso, a partir da sua própria comunicação.

>LEIA TAMBÉM O ARTIGO ‘COMO TER UMA FÁBRICA DE LAÇOS E TIARAS’ <

Enfrente seus medos

Como perder o medo de vender

Quais são os seus maiores medos? O primeiro passo é identificar quais são os seus comportamentos que te impedem de avançar.

Se você tem medo de levar um NÃO do seu cliente, então tente ver a situação de um modo diferente. Se ele negar sua proposta, o que isso vai mudar na sua vida?

Muitas pessoas diriam que não muda nada, mas elas estão erradas.

Você sairá como uma pessoa mais forte e experiente do que antes de apresentar seu produto ao potencial cliente. Além disso, após recebem um NÃO, você sempre estará mais próximo do SIM.

Sendo assim, se você possui medo de abordar clientes, existe um ótimo exercício para superar isso. Ele consiste em abordar o máximo de pessoas estranhas que você conseguir, seja na rua ou na padaria. O importante é perder o medo de iniciar diálogos.

Com o tempo, você vai começar a se sentir mais confortável durante as abordagens, transformando isso em algo natural para você. No começo não vai ser fácil, mas o resultado é excelente.

Reconheça seus pontos fortes e não se compare

Geralmente, as pessoas são tímidas por não saberem avaliar os seus próprios pontos fortes, o que cria a insegurança. Por isso, é extremamente importante que você saiba olhar para si mesmo e se auto avaliar.

Reconhecer sua capacidade é a melhor forma de ganhar autoconfiança. Se você se preparou para isso, e sabe que tem capacidade de fazê-lo, não tem motivo para ter medo.

Invista na sua Inteligência emocional

Talvez sendo o ponto mais importante deste estudo, a Inteligência Emocional é a forma como você lida com todas as suas habilidades e emoções, sejam elas positivas ou negativas.

Portanto, quando sentimos medo de vender, o principal motivo pode estar ligado à maneira como vemos o mundo, a partir das nossas emoções.

Assumir uma postura de autoridade no assunto pode ser uma ótima forma de superar essa adversidade.  Além disso, é preciso ter resiliência para lidar com os imprevistos que podem acontecer.

Se você deseja desenvolver sua inteligência emocional de maneira rápida e prática, o nosso curso do Método Sniper de Vendas vai te mostrar exatamente passo a passo para essa jornada. Além disso, esse curso conta com outros diversos matérias exclusivos sobre vendas, segredos e técnicas que vão te impressionar.

Se você gostou de saber como superar seu medo de vender, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais, para que possamos ajudar cada vez mais pessoas!

Quer Saber Como Ganhar Dinheiro Na Internet?

1 Comentário

  1. Pingback: Zona do Caos: Como sair da sua zona de conforto e vender mais

Deixe uma resposta